mai 10 2013

Comercialização da carne bovina: alianças mercadológicas e integração da cadeia produtiva


O final dos anos 80 e toda a década de 90 foram, sem dúvidas, ocasiões marcantes para todos os setores da economia em função das profundas mudanças ocorridas dentro da denominada “nova ordem econômica mundial”, que apresentou-se tendo como pano de fundo a globalização.

Contidos nessa nova ordem econômica estavam a abertura internacional de mercados, a formação de blocos econômicos com unificação de moedas, o surgimento da Organização Mundial do Comércio (OMC) e, mais especificamente no Brasil, o plano de estabilização econômica (Plano Real), a composição do Mercosul e asdiscussões a respeito da Aliança de Livre Comércio das Américas (ALCA).

É óbvio que sendo a economia o ponto nevrálgico em todos os tipos de relações, os resultados das mudanças ocorridas no setor são sentidos de forma direta e em algumas vezes imediata nos demais setores à sua volta (político, social, produtivo, ambiental,...).

As mudanças em curso vêm provocando o surgimento de novos conceitos que, por sua vez, geram novos comportamentos e vice-versa, novos comportamentos gerando novos conceitos. Nessa perspectiva dois conceitos assumiram destacada importância: a valorização do consumidor – muitas vezes tratado apenas como “mercado” e o conceito de qualidade.

Quando o assunto é direcionado para a vertente do agronegócio percebe-se o quanto a ênfase a esses novos valores torna-se acentuada e o quanto que em nosso país muitos dos atores sociais nela envolvidos, ainda não estão despertados e, portanto, despreparados para esse novo cenário mundial, o que acarreta, principalmente, perdas econômicas e exclusão social das mais diversas formas.

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