11 3832-9369
Telefone
contato@abccriadores.com.br
E-mail
Home
A ABC
Institucional
Diretoria
Indicadores
Links
Campanhas
Serviços aos sócios
Pecuária
Pecuária de Corte
Pecuária de Leite
Genética
Portal do conhecimento
Pesquisas
Ciências
Multimídia
Notícias
Artigos
Eventos
Boletins
Legislação
Jornal dos Criadores
Vídeos
Galerias de Fotos
SIC
Cortes
Culinária
Curiosidades
Nutrição
Produção
Perguntas e respostas
SIL
Culinária
Curiosidades
Nutrição
Produção
Perguntas e respostas
Agroguia
Fale conosco
Associe-se
Institucional » História
Fundada em 20/12/1926 a então Federação Paulista de Criadores de Bovinos também era conhecida como Confederação dos Criadores. Em 01/03/1945 foi mudada a denominação para Associação Paulista de Criadores de Bovinos para finalmente em 17/08/1972 ser conhecida como Associação Brasileira de Criadores.
Passou então a ser de âmbito nacional. Congregando pecuaristas produtores de leite de todo Brasil.
Com 90 anos de vida, a ABC é reconhecida pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da pecuária nacional e sua história, em alguns momentos, mescla-se com a história do Brasil e de São Paulo. Desde 1926, agrega e representa empresários e profissionais dedicados à produção animal. Nesse período, contribuiu para o avanço técnico da pecuária, defendeu os interesses dos produtores e constituiu um valioso patrimônio imobiliário. Foi uma das primeiras associações de natureza rural a serem criadas no Brasil.
Registrada no Ministério da Agricultura sob o n.º 35, em 20/10/1948, como Certificadora de Registro Genealógico de Bovinos, a ABC foi declarada também entidade de utilidade pública, através do Decreto Estadual n.º 33.811, em 1958. Entre os grandes projetos já desenvolvidos junto ao rebanho bovino brasileiro pela Associação Brasileira de Criadores, ao longo de sua história, destacam-se o serviço de registro genealógico, o controle leiteiro e o controle de desenvolvimento ponderal, hoje em conjunto com a FEALQ - Fundação Luiz de Queiroz da ESALQ/USP, de Piracicaba, o desenvolvimento de raças e sua melhoria genética e produtividade, bem como a comercialização de insumos agropecuários.
Hoje, para manter sua tradição e representatividade, a ABC passa por um processo de revitalização. A atual diretoria, que tomou posse em julho/2010, para um mandato de três anos, está colocando em prática propostas que visam modernizar e dinamizar a entidade.
Presidente desde 2001, o engenheiro agrônomo Luis Alberto Moreira Ferreira tem como meta ampliar a prestação de serviços aos associados e, para tanto, está engajado no desenvolvimento de diferentes projetos o principal a manutenção da rastreabilidade bovina. A criação do Fundo para Apoio ao Desenvolvimento da Pecuária Orgânica é outra dessas iniciativas.
Engº Agrº Luis Alberto Moreira Ferreira
Objetivos, missão e valores
Quem é quem
História
Personalidades do ano
Notícias recentes
Exportação de carne registra alta de 9% na média diária de março
3 de abril de 2017
UE usa crise para pressionar Brasil a abrir seus mercados
3 de abril de 2017